terça-feira, 12 de março de 2013

Monumentos brasileiros




Monumentos brasileiros*


Por José Calvino 



Todos os que lêem jornais, revistas e outros veículos de comunicação, tomaram conhecimento de que a prefeitura de Santos (SP) irá construir um monumento para Pelé. O custo da dita obra está estimado em 100 mil dólares, o equivalente a R$ 126,1 milhões de reais, isto sem computar os custos com a obra do arquiteto Oscar Niemeyer, que não foi ainda orçada.

Aqui, em Pernambuco, na cidade de Serra Talhada, projetaram uma estátua do então famoso cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, vulgo “Lampião”, ou até mesmo para fins futuros de algum “meganha” que, na época, comandava as “volantes”. Neste caso é bom lembrar que é pública e notória a discrepância dos estudiosos do Ciclo do Cangaço quando relatam os crimes praticados pelos Soldados de Volantes e grupos de cangaceiros.  Sobre esse assunto, convém ressaltar ainda que não adiantam as censuras que estão sendo feitas à estátua de Lampião, porque tudo é uma questão sociocultural de cada região e todos têm o direito de escolher os seus heróis – como, por exemplo, temos, no Brasil afora, monumentos de jumento, vaca, aves e outros bichos e mais os que simbolizam e promovem os politiqueiros de nosso País. Esses, no entanto, estão no “altar” e, além do mais, são amplamente divulgados. E, para essas besteiras todas, bastam seus autores pertencerem às “panelinhas” da direita, centro ou esquerda, e lá estarão erguidos seus bichos, até com poesia.

Agora, se me permitem, mais uma vez, finalizo rendendo um culto  ao livro, descrito monumentalmente por Belmiro Braga como:

“Um livro aberto parece uma ave que quer voar. E, quem lê, reza uma prece ao saber. Santo de Altar”.
  


* Extraído do livro “Fiteiro Cultural”, pp. 192-3 – Edição do autor, 2011.



Nenhum comentário:

Postar um comentário