terça-feira, 5 de março de 2013

Fiteiro Cultural VI






Fiteiro Cultural VI

* Por José Calvino

Caros escritores e poetas, pelo que eu venho observando há muitos anos, nunca se verificou no Brasil uma resistência dos escritores e poetas ao sistema, principalmente nos anos de ditaduras do Estado Novo (1937-45) e Militar (1964-85). Em Pernambuco, na maioria dos casos essa resistência processou-se em movimentos de partidos políticos, Associações de Classe, na Igreja, mas uma atuação individualizada por pequenos grupos e não houve um fórum de debates. Infelizmente a desunião é grande no que diz respeito à literatura e aos direitos culturais, além da politicagem, como eu já disse aqui. O problema não é só a distribuição, o livro tem que ter qualidade, o enredo também e, o mais importante, a divulgação.

A compra pelas bibliotecas públicas não existe, mas deve ser lembrado, por algumas editoras em sua política editorial, de transformar em livros certos acontecimentos importantes ou notáveis, independentemente do fato de que o autor seja conhecido ou não tenha extraordinária resposta comercial e boa divulgação. Assim mesmo as chamadas grandes editoras não estão bancando livro de quase ninguém, porque não tem encontrado resposta satisfatória do mercado. Limitam-se aos best sellers (sic)!

Enfim, o drama do livro e da leitura no Brasil é uma vergonha. Numa pesquisa entre 30 países, o nosso ficou em 27º lugar (dito pela revista inglesa The Economist/ 2006). A melhoria educacional e o hábito da leitura, até hoje não existem. Só se estimula fortemente os esportes, sobretudo o futebol, que só promove os politiqueiros do nosso País. Não lhes interessa, portanto, discutir com sinceridade a questão cultural. Me bancar a mim mesmo foi o caminho que eu mesmo encontrei, porque infelizmente só existe esse mesmo: financiar a edição, nada de ficar esperando que o apoio caia do céu. Para que vocês tenham uma idéia, eu saí pelo Brasil afora e vendi todos os meus livros. Por falta de patrocínio este ano, mais uma vez, banquei do meu próprio bolso 500 livretes para serem distribuídos gratuitamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário