quarta-feira, 20 de março de 2013

Canalhas de Gravata




Canalhas de Gravata

 Por José Calvino


“Homens sem brio, sem vergonha, hipócritas, sem compostura, são nivelados aos vermes. Não se incomodam quando os chamam de HOMENS”.


Em 1941, o jornalista Hamilton Ribeiro lançou o livro intitulado “Canalhas de Gravata”. Em sua apresentação ele diz: “Desnecessário é dizer que não é sem grandes sacrifícios que vou lançar a publicidade um caderno com 150 páginas (calculadamente), saiu com 174 páginas, em papel “buffon”, capa em cartolina “sublime” – desenho em duas cores -, contendo cartas com citações de vários nomes e diversos conceitos meus e de alguns escritores célebres...”

Diante dessa sua apresentação ele pede para que os “amigos”honrem com a sua amizade ao não solicitarem seu livro gratuitamente, pois do contrário demonstrariam claramente quererem arrancar a sua “única gravata” que possui. Diz ainda que dar um livro, constitui “fazer cortesia com o chapéu alheio”...

O livro mexe com todos os canalhas e é o retrato fiel de uma sociedade composta por corruptos que se misturam com os homens de bem. O escritor russo Dostoiéwski , há anos, já previa em sua obra “Humilhados e Ofendidos”: “Ser cordeiro entre lobos e lobo entre os cordeiros”.

Não conseguindo boa vendagem, alguns canalhas viciados sugeriram colocar o acento agudo no último “a” e vender na cidade de Gravatá. As más línguas dizem que foram todos vendidos. Sinceramente, eu não acredito, pois o meu pai sempre dizia que jamais Hamilton Ribeiro faria isto, ele era um homem de caráter incapaz de cometer atos imorais, injustos, ilegais... Ele escreveu a realidade dos homens e dos acontecimentos da época e, não, para enriquecer. Portanto, respeito é bom, nada de calúnias...

Um comentário:

  1. GOSTEI, ZÉ CALVINO - É COMO FLORIANO LOTT DIZ SOBRE ALGUMAS MULHERES: "MULHER, A RIGOR, NÃO USA GRAVATA; MAS TEM MULHER CANALHA NO MEIO AOS ENGRAVATADOS."
    BEIJÃO, POETAMIGO!

    ResponderExcluir