terça-feira, 27 de agosto de 2013

Sambão Bom



                                                        Fotos: Eglantine Mendes


Sambão Bom


Por José Calvino



SAMBA, BATEU AQUI NA PORTA
PRA NOS PEDIR SOCORRO
ELE QUER SUBIR AO MORRO DE NOVO
QUER PEGAR PELO PÉ ESSA NEGRA QUE RODA
SEGURAR PELA MÃO A CRIANÇA QUE CHORA
POR ISSO MINHA MÃE, NOSSA CONCEIÇÃO
PARE E VENHA OUVIR, O MORRO INSPIRAÇÃO
CONCEIÇÃO RAINHA OLHE BEM PRA CÁ
PORQUE OS SURDOS DÃO SINAL QUE VÃO FALAR
QUEREMOS VER PREVALECER
A RAIZ DO SAMBA NO AR
CICATRIZ QUE NÃO QUER SARAR
BELEZA É MISTURA DE COR
VER O SAMBA IR ECOAR
NAS LADEIRAS DO MORRO

( Karynna Spinelli)


A composição acima “Morro de Samba”, foi cantada na edição especial de domingo (25/08), no Morro da Conceição. A Zona Norte do Recife, esteve em festa. No Espetinho do Gilson, os sambistas Eduardo e Xico do Morro cantaram diversos sambas de roda. O líder comunitário do Morro, Regis PM, está contentíssimo com os eventos que acontecem sempre, trazendo benefícios para a comunidade, gerando emprego indireto e atraindo turistas até do exterior. No Bar da Curva, houve um show relâmpago com Zé Brown, cantador de Rap Repente  a liderança mais carismática do grupo Faces do Subúrbio, do Alto José do Pinho, reconhecida nacionalmente. Comentamos que em 1997, quando o grupo participava de um evento no bairro do Cordeiro, os rapper’s viveram momentos muito delicados. Durante a apresentação, o palco foi invadido por policiais e os músicos foram espancados. A música que eles cantavam tinha o título de “Homens Fardados” e expunha de forma crítica a violência policial indiscriminada contra a população indefesa. Depois de alguns meses, o Governo do Estado fez um pedido público de desculpas... Mas, aí já é outra história.

Já eram quase doze horas, quando fomos prestigiar o aniversário de quatro anos do Clube do Samba do Recife, evento artístico-social organizado pela cantora pernambucana Karynna Spinelli, que reúne  todos últimos domingos de cada mês, fãs do samba de raiz para uma tarde dedicada ao ritmo. Spinelli recebeu convidados da terra: André Rio, Conxitas, Mônica Feijó, Xico de Assis, Grupo Graúna e Mesa de Samba Autoral de Pernambuco. Ela aproveitou a data e estreou novo show dedicado a Vinicius de Moraes. São cinco horas de festa, sempre a partir do meio-dia às dezessete horas, na quadra da Praça D. Odete Gomes de Almeida do Morro da Conceição. Karynna Spinelli, que ganhou o Brasil com o samba de raiz, agradeceu os aplausos merecidos do público em sua performance magnífica, na estréia do show: “A moça e o poeta”, em homenagem ao centenário do poeta Vinicius. Foram recitados diversos poemas do Vinicius de Moraes e estes foram lidos sobre o poeta homenageado -  A VIDA SEGUNDO O SIGNO DA PAIXÃO, JORNAL DO BRASIL de 10/07/1980. Rio:  

“... Foi um dos primeiros intelectuais brasileiros a se interessar, íntima e honestamente, pela cultura popular, pelas coisas que vinham do povo, fosse dos subúrbios, fosse dos morros.”

Finalizamos com um parabéns pra sambistamiga pelo seu sucesso, sempre no ritmo do samba.




Nenhum comentário:

Postar um comentário