quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Abril Pro Rock e as bandas locais independentes



Abril Pro Rock e as bandas
locais independentes


Por José Calvino 

No ano de 2008, sob o título “Abril Pro Rock anuncia atrações internacionais”, publicou o JC , no Caderno C: “New York Dolls, Helloween e Gamma Ray. Estes foram os trunfos que a produção do Abril Pro Rock teve para a edição 2008.” E para a edição 2011 do Abril Pro Rock, a grande estrela foi a banda americana The Misfits, em seu primeiro e único show no Nordeste brasileiro. O Abril Pro Rock apresentou também outra referência do hardcorde internacional: os americanos da D.R.I (sigla para Dirty Rotten Imbeciles). E mais adiante Paulo André Pires, produtor do APR, disse: “Nosso mercado está esfacelado com tantos shows gratuitos. A gente está apostando nos gringos porque praticamente todo grupo conhecido do país tocou no Recife, de graça...”.
Não sei por que o Abril Pro Rock sempre deixou de lado Axé da Lua e Hai-Kai, as bandas independentes de Olinda e Recife. A primeira é comandada por Malu, grande defensor dos manguezais, que mistura em suas músicas rock, maracatu, coco, reggae, candomblé etc, através da música popular brasileira .
Excluídos na diversidade cultural, sem apoio fica difícil para os nossos artistas. Transcrevo aqui o que o pai do saudoso Chico Science, Francisco Luiz de França, escreveu para o Caderno C (JC 05/04/98). “Chico sempre dizia que era preciso defender e preservar os mangues...Os esforços, talento e ideais servirão de estímulo para aqueles que almejam ser cantores e compositores”. Aqui fica a minha sugestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário