terça-feira, 30 de julho de 2013

Ir...



Ir...
*Por José Calvino


- Agora o governo vai revitalizar as praças para devolver-lhes o aspecto interiorano. Para isso, já começou a retirada das prostitutas, ladrões, jogadores e cheira-colas destes locais!

- Eu venho à praça e à praia  porque estou cansado de descansar em casa.

- Parodiando Castro Alves:

“A praia! A praia é do povo
Como o mar é do tubarão...”.

- Mas, a praça não é do povo, como dizia o poeta Castro Alves? Então, por que ficam cercando as praças?, e os meninos de rua, vão pra onde?

- Ontem mesmo no ônibus subiu um desses meninos cantando desentoadamente. Percebi que no princípio os passageiros não gostaram, mas para surpresa dos incomodados o menino pára de cantar e procura comover ludicamente a todos, dizendo:

- Nem roubo, nem fumo e não cheiro cola!, é melhor pedir do que roubar, agora meus senhores, minhas senhoras e jovens estudantes, agora é a hora da cobrança! Senhores passageiros, quem não tem dinheiro eu também aceito passe de estudante, vale transporte, até mesmo de polícia! Aceito também cartão de crédito, tick restaurante, quem não tem aceito cheque até pré datado! Quem não tem cheque aceito dólar...

Com isto a maioria dos passageiros já estavam sorrindo, só retirando os seus trocados de cem, duzentos e mais das vezes quinhentos a mil! É a fome. Do jeito que vai, eles mesmos (a elite) vão brigar, e  tenho certeza que será a maior decepção para o povo quando os governos brigarem entre si! E quando acontecer com o Chefe da Nação, será que não vai repercutir lá fora?, porque para os pobres: roubar, assaltar... o ‘escambau’ já não é mais novidade, porque eles, coitados já são envolvidos por natureza! Pois moram onde as elites têm até nojo de ir! Com exceção dos politiqueiros. Em época de campanha política, catando votos dos incautos, que inocentemente ficam esperançosos com as falsas promessas de emprego, saneamento básico, calçamento... o ‘escambau’! ( O escambau está sendo repetido porque era muito usado nos anos 60/70. Recordação do autor).

- Você falou ainda agorinha nesse menino que vive cantando nos ônibus, não foi? E tem os que ficam nos abordando nos semáforos, oferecendo flores quando o sinal fecha: ‘ Tio, me dê um trocado, essa rosa é de vocês’ – ‘tia, tem mil?’ – e o nosso povo, como é muito cristão, haja esmolas! Esquecendo que a responsabilidade são dos governantes e ninguém sabe melhor disso do que os políticos. Agora, quando estão como você disse, na cata de votos, eles são bons! Principalmente para as crianças que vivem na miséria numa pátria traída por eles mesmos! Um político daqui, disse os jornais e revistas, que tirou uma foto com uma criança mendigando lá pela Suíça ou foi na França, não sei bem qual país, eu sei que eu tenho até nojo ao ler estas notícias mentirosas, eu tenho vergonha da pouca vergonha deles! Agora eu pergunto por quê ele, este politiqueiro, não tira uma foto junto aos cheira-cola? Com os meninos de rua? Como é triste ver crianças desnutridas pedindo esmolas e sendo assassinadas no nosso Brasil! Então este politiqueiro quer dizer que o problema não é só nosso, é universal! Avalie.

(Capítulo 15 do livro “Aonde iremos nós?” – PP. 86-8 – Ed. do autor, 1983).


Nenhum comentário:

Postar um comentário