segunda-feira, 29 de outubro de 2012

De beco em beco... o da Fome


De beco em beco... o da Fome*
Por José Calvino 

Recife tem seus becos famosos: do Veado, do Marroquim, da Carioca, do Cirigado e o da Fome. Quem não conhece o afamado Beco da Fome, no Centro da cidade, não conhece o Recife! Pois é lá que encontramos de tudo: música, futebol, literatura... é também de uso público e liga a Rua 7 de Setembro à Rua do Hospício, sendo o mais animado e popular beco do Brasil.
Infelizmente, o Beco da Fome nunca foi assistido pelos órgãos públicos e ainda não dispõe de calçamento, saneamento etc. Uma placa sequer com o nome oficial não tem e ele nem é registrado no cadastro dos logradouros da Prefeitura da Cidade do Recife.
O Beco da Fome fica à mercê dos condôminos dos edifícios Pirapama, Capitólio e João Murilo. A baderna e a esculhambação são grandes. E para afugentar os freqüentadores dos botequins e transeuntes, alguns moradores maléficos jogam das janelas dos edifícios fezes, urinas, garrafas e outras porcarias mais, afastando o público do famoso beco.



Nota: Em 27/09/2009, uma equipe da Diretoria de Controle Urbano do Recife (Dircon) retirou toda a coberta do "Beco...". A coberta foi retirada, por conta da falta de segurança. A falta de manutenção da área foi a causa principal da retirada (Foi diagnosticado que havia riscos de desabamento).



* Extraído do livro "Miscelânea Recife", p. 78 - ed. do autor.

Um comentário:

  1. Calvino, MISCELÂNEA RECIFE II , assim como o primeiro já é um sucesso garantido. Parabens pela iniciativa e rogo aos meus deuses que te de bastante sucesso e reconhecimento pela divugaçao do meu, do seu, e do nosso Recife " Veneza brasileira " .
    Rio de Janeiro/ outubro de 2012

    ResponderExcluir