terça-feira, 12 de julho de 2016

Quem sou eu


Na foto, o autor de chapéu com Abdoral de Souza Leite, ex-colaborador dos jornais do Recife.

Recife, 05/set/1997. Foto do francês François Poivret



Quem sou eu

Por José Calvino


Não sou um jovem,

nem tão pouco um nenê.

Mas, se velhos são a estrada

e os sinos de igreja?

Sempre, assim como vinho antigo,

quero versos que nos fazem rejuvenescer.

Pois sou mais velho do que as novas:

pontes Duarte Coelho e as do Pina, (1)

os Correios da Guararapes,

o Mercado de Sítio Novo,

as Avenidas Norte e a da Boa Vista.


O meu carnaval:

“Olha que batuque, minha gente,

eu quero mostrar,

é o Barco Virado,

pra todo mundo dançar...”.  

Afinal, o que sou?


1 - (sic) A ponte Duarte Coelho, originalmente foi construída em 1868. Em 1915 foi desativada pelo seu mau estado de conservação. No mesmo ano, iniciou-se a construção da ponte que a substituiria.   

Sendo construída em 1943, na gestão do então prefeito Novaes Filho. Até hoje está em funcionamento. Atualmente está conhecida: 

"Ponte do Galo da Madrugada"! Por que? Todos os anos é erigida uma escultura

do galo sobre a a a referida ponte. O motivo: O Clube de Máscara Galo da Madrugada que sai do Recife nos carnavais 

arrebanhando uma multidão incalculável,  

passa próximo a ponte.


As Novas do Pina, próximas da primeira: "Ponte 

Velha", foi inaugurada em 1953 com denominação 

de Ponte Agamenon Magalhães.

Em 1978 o sistema viário recebeu uma segunda 

ponte denominada Ponte Paulo Guerra.




Nenhum comentário:

Postar um comentário