segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Grupo reúne trabalhos literários do Brasil e exterior




Grupo reúne trabalhos literários do Brasil e exterior

* Por José Calvino




O grupo virtual Poetas Independentes, do portal Yahoo, foi criado em março de 2006 (atualmente transferido para o Facebook), com a finalidade de possibilitar um intercâmbio entre poetas, escritores e quaisquer pessoas interessadas em literatura. Conta hoje com mais de 200 membros espalhados por diversos Estados do Brasil. Em 2007, o grupo que nasceu e se desenvolve em meio digital debutou no universo da cultura impressa com o livro Antologia Poética, primeiro trabalho editado, no qual participei e teve muito boa repercussão.

O grupo cresce em número e exercício poético. Quinze são os participantes da Antologia, entre eles está o saudoso poeta pernambucano Alberto da Cunha Melo, vencedor do prêmio Poesia 2007, promovido pela Academia Brasileira de Letras, com o livro O cão de olhos amarelos. A obra conta ainda com a participação ativa e especial de Cláudia Cordeiro, editora dos sites Plataforma para a poesia e Trilhas literárias, responsável pela criação e arte do trabalho gráfico das capas.

Quem prefacia a Antologia é Ermelinda Ferreira, com seu maravilhoso currículo acadêmico: é doutora em letras e acredita que “a escrita digitalizada, em ambiente de ligação em rede goza da mesma prerrogativa da fala, isto é, do estatuto do direto, do atual, do simultâneo, simulando assim a natureza presencial da voz. Goza também da prerrogativa do dialogismo, esse caráter reticular da comunicação que arrasta a escrita num movimento de dissolução dos corpos, propiciando a confluência de espaços diversos num mesmo tempo (...).”

O grupo Poetas Independentes é um exemplo vivo e atuante das possibilidades de confronto da poesia com ambientes cognitivos distintos e diferentes formas de leitura das mesmas obras. É importante a participação de todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário