quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Atrações culturais animaram mercados públicos





Atrações culturais animaram mercados públicos*



A animação reinou nos mercados públicos do Recife nesse final de semana. Sobretudo no Mercado de São José. Abdênago de Souza Leite, mais conhecido por Microfone (Patrimônio Cultural do Mercado de São José), uma figura folclórica e histórica do local, estava particularmente eufórico com o crescimento na freqüência de seu estabelecimento.

Microfone ficou mais conhecido ainda quando representou o Mercado de São José no então programa de Regina Casé Brasil Legal, pela Rede Globo de Televisão. Lá, no sábado, teve exposição fotográfica Gente de mercado, de Maurício Borba, recitações de poesias e literatura de cordel.

Já no Mercado da Boa Vista, houve recitações de poesias, apresentações de cantorias da música nordestina. Os torcedores dos três principais times pernambucano aproveitaram a quinta edição do projeto Comedoria de Mercado, para homenagear os seus clubes preferidos. Lá no Boa Vista foi o reduto do Sport, torcida organizada pelo programador visual Euclides (Quido). Foi divulgado o livro 85 Anos de Bola Rolando, de Givanildo Alves. É de ler para vibrar a trajetória da chamada “Seleção Cacareco”. A elaboração do projeto gráfico e capa foi feita pelo meu filho Euclides de Andrade Lima.

A torcida do Sport seguiu até o Mercado da Madalena. Lá também teve recitações de poesias e grupos de forrós do interior, ao som de bombos, alfaias, taróis, sanfonas nos ritmos de baião, coco e batuques de maracatu.

No da Encruzilhada foi a Confraria do Lelo’s, famosa costeleta à moda especial. Reduto dos torcedores do Náutico. Houve cantorias na frente do mercado.

Finalmente, no Mercado de Casa Amarela, onde o Maracatu de Barco Virado fez sua apresentação com a riqueza da poesia cantada pelos poetas presentes se fez notar, destacadas nas sambadas (embates poéticos). Lá foi o reduto da torcida tricolor (Santa Cruz). Organizada pela doutora Dilma, com a presença dos sobrinhos do ex-ídolo coral: Gena.

É bom lembrar que todos finais de semana, independentemente de feriados, haverá atrações culturais nos mercados de São José e Casa Amarela 

* Do livro Miscelânea Recife II, pp. 147-8. Ed. 2012


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário