sábado, 25 de junho de 2016

Festas Populares do Brasil


                                       Festas populares do Brasil


                                      Por José Calvino


Os meus leitores, acostumados às minhas observações de sempre, talvez fiquem surpresos com esta crônica. Com as Festas Populares: Natalinas, Carnaval, São João... (eventos que sempre são custeados com dinheiro público), a maioria do nosso povo entusiasma-se com as referidas festas. Tudo muito bem. Por que esse mesmo povo não se esforça com a mesma emoção em lutar para mudar para melhor o nosso país? Desculpem a minha franqueza, estou lutando para que esse mesmo povo saiba que patriotismo não é festejar com fogueiras em calçadas impedindo a passagem de pessoas, perturbação com foguetório anárquico etc. Enquanto isso quantas outras necessidades, como seja, saúde, educação e emprego digno são esquecidos.  O governo além do gasto de dinheiro que traz benefícios,  somente para os empresários em geral, autoridades e políticos envolvidos. Como já ia esquecendo, e as tais celebridades?, alguns fazendo papel até de garotos(as) propagandas. Uma verdadeira “lavagem cerebral” realizada em todas festividades. É lamentável e como é difícil coordenar um conjunto de pessoas com características que diferenciam uma pessoa de outra no pensar, no agir, et Cetera, et Cetera.

Aqui no bairro de Campo Grande-Recife, os analfabetos e bajuladores do prefeito e vereadores enfeitam todos os anos uma rua com bandeiras e fitas com as cores do Brasil. Armam umas tendas próximas a um esgoto transbordando detritos e exalando um forte mau cheiro. Com toda inércia do governo Municipal.

Finalizando, relembro que a abertura da Copa do Mundo, em 12 de junho de 2014, coincidiu ser realizada nos festejos juninos (São João e São Pedro),  misturando-se toques das cornetas Vuvuzelas, criadas pelos africanos na Copa de 2010, fogos com fogueiras e haja fumaça e fedentina!!!  Para um bom entendedor, isso é patriotismo? Como o poeta falou: o Brasil coloriu! Perdeu a voz e recolheu a fantasia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário