sexta-feira, 28 de junho de 2013

Forte do Brum: ontem e hoje



Forte do Brum: ontem e hoje
Por José Calvino


Em 1630 deu-se início à construção de um forte no istmo de Olinda, ao norte e nas imediações do Forte de São Jorge, concluído depois pelos holandeses, que lhe impuseram o nome de Bruyne, alterado pela nossa gente para Brum.

No local onde está situado a fortificação, havia em 1595, um forte denominado de Bom Jesus. Em 1629 deu Matias de Albuquerque início a construção do Forte do Brum, sendo incumbido das obras de execução o engenheiro Diogo Paes, por cujo nome ficou conhecido o novo forte.

Ainda não estava concluída, quando foi tomada pelos holandeses em 1630, que terminaram a sua construção e deram-lhe o nome de Forte de Bruyne, em honra a John Bruyne, presidente do conselho político de Olinda. Da artilharia antiga da fortificação ainda restam 7 canhões holandeses, tendo 2 a data de 1623, 1 a de 1629, 4 sem data, todos com a marca da Companhia das Índias Ocidentais.

Esta Fortaleza é uma página viva da nossa história, a lembrar todo o valor dos que se empenharam na grande luta com os holandeses, sem esquecer os heróis dos movimentos de 1817 e 1824 (Confederação do Equador).
Situada ao norte do Recife, consta de um quadrado, com uma longa cortina para o lado do rio Beberibe. Importância estratégica do local pela entrada da barra, observar as pedras dos arrecifes para o lado do mar. Havia ainda uma capela dedicada a São João Batista de onde vem a designação em muitos documentos de Fortaleza de São João Batista do Brum.

Hoje o forte está bem conservado, sendo gerenciado pelo Comando da 7ª Região Militar/7ª Divisão de Exército. Está sendo muito visitado, entre os visitantes estão os estudantes de todos os níveis, ONGS, grupos da terceira idade, turistas nacionais e estrangeiros.

As visitas são de terça-feira a sexta-feira, das 09:00 hs às 16:30 hs. Sábados, domingos e feriados, das 14:00 hs às 17:00 hs. Inclusive o forte faz também locação para reuniões, casamentos, formaturas, aniversários... O Forte do Brum fica na Praça da Comunidade luso-brasileira, s/n, próximo à sede da Prefeitura Cidade do Recife, Cais do Apolo- Brum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário