terça-feira, 4 de novembro de 2014

Povo & Polícia II

Povo & Polícia II

Por José Calvino


Povo educado, polícia educada
Povo ignorante, polícia ignorante
(Extraído do livro “O ferroviário”, p. 76 – ed. 1980)



- Lembram quando o ex-governador Agamenon Magalhães sempre dizia: “Pobre de Macacos prá lá”?
- Ele era perverso ao extremo. Certa vez a polícia fez ver que o professor não tinha “rabo de palha”. Pois ele queria de todo jeito prejudicar o referido e daí, sabe o que foi que ele disse para o então chefe de Polícia (secretário de Segurança Pública): “arranja um rabo e bota nele, porque eu quero lascá-lo de todo jeito”!
- Se naquele tempo houvesse o famigerado aviso “Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela”, como seria, hein?
- Essa gente não gosta da polícia. Uma vez tinha um doido (deveria ser) jogando pedras nas residências, quebrando tudo... chamei a polícia e a atendente mandou aguardar uns cinco minutos, Devido a demora da viatura policial, achei por bem avisar à Central de Polícia que havia matado o dito cujo. Sabe então o que aconteceu? A viatura da PM chegou na hora perguntando pelo homem que eu havia matado. Eu respondi: olha ele ali, com as pedras nas mãos. Será que eles vieram me prender?, ou por outra um trote? Este ano uma funcionária da Justiça chamou a polícia para um cidadão que vem ouvindo a mesma informação referente a uma dívida que o governo estadual vem devendo há anos. Ainda bem que os policiais não disseram nada e notei que eles acharam que  não haveria necessidade da dita funcionária chamar a polícia, pra quê?
- Eu soube! Ela irritou-se somente porque o cidadão  falou alto a verdade. Não sabe ela que tanto o servidor pode ser injuriado pelo cidadão, quanto o cidadão pode ser injuriado pelo  servidor.
- Tem muitos funcionários folgados e preguiçosos transmitindo mentiras sobre a morosidade da justiça, que age com conivência com o governo.
Na minha opinião, todos nós devemos praticar o respeito mútuo, não importa qual a função. Tenho absoluta certeza de que será uma convivência social harmoniosa, só que fica difícil , pois enquanto o governo não investir em saúde e educação, nunca haverá paz entre nós.

Para os que não sabem, na frase que dá o título, polícia significa segurança pública. E quem pertence a essa corporação é policial, podendo-se dizer que polícia é como um termômetro que serve para medir o grau da civilização de um povo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário