terça-feira, 4 de setembro de 2012

As velhas igrejas do Recife



As velhas igrejas do Recife*

Por José Calvino 


As velhas igrejas do Recife, atestado de esplendor da arte religiosa e possibilidade de sua execução, com o conhecimento dos ofícios de douradura, pintura, escultura, ourivesaria, serralharia, carpintaria, marcenaria e fundição, que aqui se estabeleceram desde os primórdios da colonização. São uma tradição e uma escola.
A Igreja de São Pedro dos Clérigos merece uma visita do turista que aporta ao Recife. É uma artística igreja que se destaca, singularmente, pela pureza de suas linhas. A sua construção data do século XVIII. O seu teto é decorado com um magnífico painel, Triunfo de São Pedro, fazendo lembrar a pintura da Igreja de Santo Inácio de Roma (sic). Execução do pintor pernambucano João de Deus Sepúlveda, que nele trabalhou de 1764 a 1768 (sic).
No forro do coro vê-se o quadro Primado de São Pedro, trabalho de outro artista pernambucano, Luis Alves Pinto. Grande suavidade de tintas e delicadeza de linhas. É um dos melhores quadros de nossas igrejas. O serviço de entalhe da capela-mor é obra do padre José Inácio Francisco dos Santos, que o desenhou e executou com as suas próprias mãos. As linhas arquitetônicas do frontispício, principalmente as da porta central, são de grande interesse...
* Texto extraído do livro "Miscelânea Recife" (Mistura do que existe para presente e futuro), p. 108.

Nenhum comentário:

Postar um comentário