terça-feira, 14 de agosto de 2012

Os Andrade Lima




Os Andrade Lima 


 Por José Calvino de Andrade Lima



Como pertenço à família Andrade Lima, o presente ensaio é o resultado do daquele “primo pobre e primo rico”, de conversas com o meu pai, quando adolescente, e pesquisas no Arquivo Público de Pernambuco e Fundação Joaquim Nabuco (Recife, 2002), com apoio do saudoso parente Manuel Correia de Andrade, proeminente historiador pernambucano. Inicio a partir da origem histórica da tradicional família, a qual muitos desconhecem, além de fatos e alguns personagens no campo literário e político dos Andrade Lima. Os Andrada eram oriundos da Galiza e eram conhecidos como “Andradas do Arco”. Passaram de Castela para Portugal, de Lisboa para a Ilha da Madeira. Vindo do rio Lima, para não ficar Andrada e Lima, deu-se a corruptela para Andrade Lima. Eles aqui (Brasil) chegaram nos fins do século XVI. Como o interesse maior são os pertencentes dos Andrade Lima, para não ficar tão extenso, omiti diversos nomes de parentes (inclusive dos meus filhos, netos, irmãos...). Citarei apenas os destacáveis.

1 – José de Barros Lima nasceu em 1764 e faleceu por enforcamento em 1817. Era conhecido como o “Leão Coroado”, porque era um militar valente como um leão e sua calvície era em forma de uma coroa.

2 – José Barros de Andrade Lima nasceu em 1853 e faleceu em 1926. Filho do coronel Luiz Ignácio de Andrade Lima e D. Francisca de Vasconcellos de Andrade Lima. Em 1911 chefiou a campanha de Dantas Barreto. Em 1916 houve o rompimento entre Dantas Barreto e Manoel Borba. Apoiou o seu parente o governador Manoel Borba. Foi eleito vereador no período de 1916 a 1919.

– Francisco Porfírio de Andrade Lima nasceu em 1863 e faleceu em 1920. Era conhecido como “Chico Porfírio”. Foi Chefe de Polícia em Pernambuco, cargo que hoje é comparado ao atual Secretário da Defesa Social do Estado. Quando faleceu, era Juiz de Direito da Comarca de Timbaúba.

4 – Manoel Antonio Pereira Borba nasceu em 1864 e faleceu em Recife em 1928. Filho de Simão Pereira Borba e D. Inês de Andrade Lima. Foi governador e era inimigo de Dantas Barreto. Em sua homenagem existe no Recife uma Avenida com o seu nome, como também a do seu inimigo.

5 – Euclides de Andrade Lima, meu pai, nasceu em 1902 e faleceu em 1956. Filho de Joaquim de Andrade Lima e de Paulina Augusta de Figueiredo Lima. Foi chefe de estação da antiga Great Western. Dizia sempre que os Andrade Lima eram primos de Francisco do Rego Barros, o Conde da Boa Vista.

6 – Anita de Andrade Lima nasceu em 1906 e faleceu em 2003, casada com Antônio de Morais Andrade, filho de Manoel Gomes de Andrade Lima e Manoela de Morais Coutinho. Em 1999, com 93 anos, era considerada a mais antiga mulher a militar na política no Estado de Pernambuco. A matriarca Anita de Morais era avó do deputado Antônio Morais e tia do ex-governador e atual senador pernambucano Jarbas Vasconcelos. No mesmo ano foi divulgado pela imprensa que o famoso major Antônio Morais, da peça teatral de Ariano Suassuna “Auto da Compadecida”, foi inspirado em um tio de Jarbas.

7 – Ciro de Andrade Lima, médico, pai de Renata de Andrade Lima, esposa do atual governador de Pernambuco Eduardo Campos. A primeira dama é sobrinha de Zélia de Andrade Lima, esposa do dramaturgo Ariano Suassuna.



23 comentários:

  1. Olá José, quem sabe posso ser uma parente distante, e gostaria muito de poder achar meus antepassados.
    Bem vou listar meus parentes:
    Avô materno : Hidemburgo Sizenando Brasil de Andrade Lima que era filho de José Sizenando de Andrade Lima (este meu bisavô era de Olinda pelo que eu sei da história).
    Meu bisavô José Sizenando de Andrade Lima era filho de José Lourenço de Andrade Lima com Elvira Martins de Andrade Lima.
    Bem faz algum tempo que venho pesquisando, mas sou aqui do Rio Grande do Sul, pois meu bisavô José Sizenando veio para cá e constitui família aqui, não sei se ele tinha irmãos em Olinda, mas me faria muito feliz localizar meus parentes e saber maiores informações.
    Se puderes me ajudar serei eternamente grata.
    Um abraço
    Thaís de Andrade Lima

    ResponderExcluir
  2. Meu bisavô era José Gomes de Andrade Lima, meu avô paterno era João Gomes de Andrade Lima, que casou com Antônia Escolástica do Rêgo (ToinhaTrovão).

    ResponderExcluir
  3. Meu bisavô era José Gomes de Andrade Lima, meu avô paterno era João Gomes de Andrade Lima, que casou com Antônia Escolástica do Rêgo (ToinhaTrovão).

    ResponderExcluir
  4. Tenho vários parentes Andrade de LIma, como verem , com o passar do tempo acrescentaram uma preposição no meio, isso pode ter cito causado por cartórios. Meu sobre nome tem Andrade de Lima também.

    ResponderExcluir
  5. Sou Andrade Lima. Barros Lima é ancestral direto. Há na casa que foi de minha avó uma cama com entalhes BL.
    Tenho como herança uma espada, um sabre de cavalaria com inscrição de P II.
    Minha avó se chamava Maria da Glória Andrade Lima.
    Irmã de Letícia Andrade Lima.
    Minha mãe Ana Maria Andrade Lima de...
    Tive um tio avô que tenho muitas saudades, que não teve filhos, médico e professor da UFPE, Luiz Inácio Andrade Lima.

    Moro em Brasília há mais de 30 anos, sou professor também, Gabriel Andrade Lima de A. C. Branco

    ResponderExcluir
  6. Oi Thaís, faz tempo que isto foi postado, mas estou correndo atrás da cidadania portuguesa e pesquisando no google, achei este blog: Avós de minha mãe já falecida: João Lourenço de Andrade Lima com Elvira Martins de Andrade Lima, pais de Maria Carmelita, mãe da minha mãe Dulce Geraldina. Me responda se vc ver esta msg. Com certeza somos primas :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Cris

      Eu tinha perdido o acesso ao meu email, bem li a alguns dias sua resposta a respeito dos parentes. Sim provavelmente somos da mesma familia, Joao Lourenço e Elvira sao pais do meu bisavô materno que era Jose Sizenando de Andrade Lima, este teve um filho aqui no Rio Grande Do Sul que foi meu avo materno Hindemburgo Sizenando Brasil de Andrade Lima.
      Gostaria muito de entrar em contato para saber se este bisavo teve mais irmaos alem da sua vo Maria Carmelita.
      Segue meu telefone e contato no whatsapp
      51 980215719.
      Um abraço!

      Excluir
  7. Ah Thaí e somos todos de Recife.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu bisavo teve somente um filho aqui no RS. Emeu avo teve 11 filhos, 14 netos e 6 bisnetos ate hoje, todos andrade lima aqui do Rs

      Excluir
  8. Sou de Recife e me chamo Eduarda de Andrade Lima, será que temos algum grau de parentesco? Também estou atrás da minha cidadania portuguesa

    ResponderExcluir
  9. Olá , somos Andrade Lima aqui de SC, meu avô se chamava Odilon de Andrade Lima e faleceu em 1972.

    ResponderExcluir
  10. Olá, sou neto de João de Andrade Lima (natural de Limoeiro, viveu em Recife e faleceu em 2002) - pai de Baiardo de Andrade Lima. Será que somos parentes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sou filho de Baiardo, neto de João de Andrade Lima. Entre em contato 84987245764 ou 84988529509 (meu pai).

      Excluir
  11. Olá bom dia! Procuro a origem do meu pai, que é de Pernambuco já falecido mas tinha o nome de José de Andrade Lima caso possa ajudar favor entra em contato

    ResponderExcluir
  12. Olá, também procuro informações de meus familiares. Minha bisavó se chamava Maria Luiza de Andrade Lima filha de Manoel Rodrigues de Andrade Lima e Lauriana Domingues da Silva (PERNAMBUCO)
    Alguém mais dessa linhagem?

    ResponderExcluir
  13. Só para deixar registrado: Me chamo Nabuco Vieira de Andrade Lima, filho de Baiardo de Andrade Lima e neto de João de Andrade Lima (ambos nascidos em Limoeiro/PE). Meus irmãos: Ricardo, Saruze, Líria e Norma. Todos Andrade Lima por parte de pai. Natal/RN

    ResponderExcluir
  14. Talis Andrade Lima, meu tio, irmão de Baiardo de Andrade Lima. Ambos filhos de João de Andrade Lima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nabuco, sou Jonas barros lima irmão de Baiardo de Andrade lima filho de João de Andrade lima

      Excluir
  15. Jonas de barros lima filho de João de Andrade lima. Avise paternos são: Juvina de Andrade lima e Manoel de Andrade lima.

    ResponderExcluir