Fotos: O autor no Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife.
Carnaval/2015.
Blocos de Frevo, Caboclinhos e Maracatus nos Carnavais
*Por José Calvino
Este ano vibrei cantando e dançando ao som das letras:
“Ó, eu”, “Barco Virado II”, Blocos de Frevo, Caboclinhos & Maracatus.
O maracatu tem batida marcante, com
raízes na cultura africana. Segundo a história da escravidão, Recife – Editora
Massangana, 1988: “(...) Com a abolição da escravatura negra, em 1888, e a
proclamação da República, em 1889, a figura do Rei do Congo – Muchino Riá Congo
– perdeu a sua razão de ser. Os cortejos dos reis negros já presentes no
carnaval, por sua vez, passaram a ter como chefe temporal e espiritual os
babalorixás dos terreiros do culto nagô e vieram para as ruas do Recife, não
somente nos dias de festas religiosas em honra de Nossa Senhora do Rosário, mas
também nas festas carnavalescas. Após a abolição, porém, os antigos cortejos
das nações africanas, que continuaram a se fazer presentes no carnaval do
Recife, então sob a chefia dos seus babalorixás, passaram a ser chamados de
maracatus, particularmente quando a notícia tinha conotação policial...”
Sempre gostei
de presenciar os maracatus, sobretudo os dos Morros de Casa Amarela. O primeiro
deles, criado pelo pessoal do Morro Nossa Senhora da Conceição, foi o “Sol
Nascente”, em tom de baque virado. Alguns moradores naquela época, ignorantes,
não aceitaram e resolveram acabar com pedradas o batuque e, para isso, ainda
contaram com apoio da polícia (sic). Só nos anos 30, Biu do Maracatu fundou o
Águia de Ouro, conseguindo licença na então Secretaria de Segurança Pública
para o seu funcionamento. Pois antes, era proibido, e era considerado uma
afronta passar na frente do Comissariado de Polícia.
Enfim, termino
esta crônica com as letras do “Maracatu Barco Virado”:
Olha que batuque,
minha gente,
eu quero mostrar,
é o Barco Virado,
pra todo mundo dançar.
Dança preto e dança branco,
no Maracatu da Mata,
já dançavam os escravos,
sob o som dos atabaques.
O Maracatu no Paço,
ao paço pela tarde,
os reis vão assistir,
o rítmico do passo...
a alma negra está em nós,
o espírito da liberdade,
o batuque no terreiro,
este samba é de nós.
Dança, dança, minha gente,
hoje não há mais escravos,
e vamos sambar,
eu quero é sambar,
eu quero é sambar...
eu quero mostrar,
é o Barco Virado,
pra todo mundo dançar.
Dança preto e dança branco,
no Maracatu da Mata,
já dançavam os escravos,
sob o som dos atabaques.
O Maracatu no Paço,
ao paço pela tarde,
os reis vão assistir,
o rítmico do passo...
a alma negra está em nós,
o espírito da liberdade,
o batuque no terreiro,
este samba é de nós.
Dança, dança, minha gente,
hoje não há mais escravos,
e vamos sambar,
eu quero é sambar,
eu quero é sambar...
Nota – “Maracatu Barco Virado II”, extraído do livro: “Fiteiro
Cultural”, pp. 223-4, Ed. 2011.
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