segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Os três poderes



Os três poderes

Por José Calvino

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de número 300-A de 2008, que trata da unificação dos salários dos policiais em todos estados do Brasil. Ora, se não unificar as polícias, como serão unificados os salários?

Bom, é notório que os três poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário) infelizmente há anos estão corrompidos e que os cidadãos estão reféns dos desmandos de quem deveria defender seus direitos.

Os princípios democráticos em qualquer nação livre baseiam-se no senso de justiça de todas as instituições de governo, entre as quais deve existir respeito mútuo.

Assistimos estarrecidos as politicagens sobre a Operação Lava Jato, que investiga um esquema bilionário de desvio e lavagem de dinheiro envolvendo a Petrobras, empreiteiras...

A polícia Federal descobre esquema de lavagem de dinheiro a partir de avião que transportava o ex-governador que morreu após acidente de avião em Santos?...  Cujo esquema foi feito por empresas fantasmas. O esquema de corrupção e lavagem de dinheiro é antigo. O desvio do dinheiro do PAC, por exemplo, denunciei em dezembro de 2013, cadê o Supremo Tribunal Federal?

Enfim, termino esta crônica com as palavras de Ingenieros:

“Os homens recusam-se a trabalhar e a estudar ao verem que a sociedade cumula de privilégios os ociosos e os ignorantes. E é por falta de justiça que os Estados se convertem em confabulações de favoritos e de charlatães, sempre dispostos a lucrar da pátria, mas incapazes de honrarem com obras dignas.”

*

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

"Projeto de Lei"



"Projeto de Lei"

Por José Calvino


O Governo do Estado de Pernambuco, mostra claramente que a Polícia Militar é considerada força auxiliar, uma reserva do Exército, organizada com base na hierarquia e na disciplina. Subordina-se diretamente ao Governador do Estado. São proibidas quaisquer manifestações coletivas, tanto sobre atos de superiores, quanto às de caráter reivindicatório. Os princípios democráticos em qualquer nação livre baseiam-se no senso de justiça de todas as instituições de governo, entre as quais deve existir respeito mútuo.

Cadê a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de número 300-A de 2008, que trata da unificação dos salários dos policiais em todos estados do Brasil?

No dia 27 de abril de 2016, no Centro do Recife, o governo Paulo Câmara  conseguiu enganar os representantes das associações dos policiais e bombeiros, que aceitaram a proposta do executivo estadual de reajuste que afirma equivocadamente, que haverá ganho real de 20%. O não cumprimento, policiais e bombeiros da Polícia Militar fizeram uma passeata, logo, logo,  foi preso o presidente  da Associação dos Cabos e Soldados da PM e BM de Pernambuco.  

Houve uma “Operação Militar”, que  ficou a cargo de um General de Brigada. A ação  foi solicitada pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e autorizada pelo presidente da República , Michel Temer.

Dando continuidade a politicagem, o Governo do Estado enviou à Assembleia Legislativa de Pernambuco, o projeto de lei complementar que prevê o reajuste salarial dos PMs e BMs, de um aumento entre 20% a 40%, parcelados em três vezes até dezembro de 2018. 

Será que os Militares das Forças Armadas irão fazer patrulhamento até o fim do carnaval? Em 2016, foram  deslocados tropas das Forças Armadas para atuar também em 14 municípios. Eles  exerceram atividades de competência da Polícia Militar. Nunca visto, nem na perversa ditadura militar. Uma vergonha!!!



quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Literatura & Carnaval



 Literatura & Carnaval


Por José Calvino

 Gagarin subiu, subiu, subiu,
 foi até ao espaço sideral,
chegou perto da lua e sorriu:
 “Vou embora pro Brasil
que o negócio é carnaval”


A primeira estrofe acima é do frevo composto por Gildo Branco que foi sucesso há 50 anos quando Gagarin entrou para a história, isto em 1961, ao dar a volta na órbita da terra... O carnaval agora praticamente já começou aqui em Recife e em Olinda. Um professor amigo nosso, sobretudo de Azambujanra, ao ouvir o referido frevo,  fez uma pergunta: “quem prova que Gagarin pisou na lua?” Em todas as áreas existem perguntas sem repostas. Mas, Azambujanra se limitou a dizer que tudo é mentira, nós somos tão ignorantes em aceitar essas baboseiras todas e as religiões aproveitam, por exemplo, quem foi o grande mestre da cura pela imposição das mãos, todos nós sabemos através do Novo Testamento da Bíblia que foi Jesus Cristo, que durante sua vida terrena realizou muitas curas utilizando-se da energia etérica à distância e também colocando seus dedos em partes do corpo do paciente, como é relatada a cura de dois cegos. 

Bom, na melhor das hipóteses, eu e meu amigo Azambujanra, não estamos a fim de brincar o carnaval como sempre brincamos. Confesso, entretanto, que não tenho mais paciência nem os prazeres de fazer o passo do frevo pernambucano, sambar...

Meu amigo prefere reler o livro de Tolstoi: “O reino de Deus está em vós”. Muitos dos seus amigos não entendem e é este o motivo de não acreditar em certas coisas. Tolstoi, no capítulo II do seu livro, procurou exprimir as críticas russas ou estrangeiras divididas em duas categorias, que eu passo a transcrever: “(...) As religiosas, de escritores que se consideram fiéis e, as dos livres-pensadores”. 
Ele acusa  em seu livro, os doutores da igreja de ensinarem uma doutrina claramente contrária aos preceitos de Cristo, sobretudo, ao mandamento da não-resistência ao mal com a violência.

Finalizando, o carnaval do Recife e Olinda já começou com brigas, drogas...o ‘escambau’!