terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Literatura & Carnaval


                             Literatura & Carnaval II


Por José Calvino

 Gagarin subiu, subiu, subiu,
 foi até ao espaço sideral,
chegou perto da lua e sorriu:
 “Vou embora pro Brasil
que o negócio é carnaval”


A primeira estrofe acima é do frevo composto por Gildo Branco que foi sucesso há 50 anos quando Gagarin entrou para a história, isto em 1961, ao dar a volta na órbita da terra... O carnaval agora praticamente já começou aqui em Recife e em Olinda. Um professor amigo nosso, sobretudo de Azambujanra, ao ouvir o referido frevo,  fez uma pergunta: “quem prova que Gagarin pisou na lua?” Em todas as áreas existem perguntas sem repostas. Mas, Azambujanra se limitou a dizer que tudo é mentira, nós somos tão ignorantes em aceitar essas baboseiras todas e as religiões aproveitam, por exemplo, quem foi o grande mestre da cura pela imposição das mãos, todos nós sabemos através do Novo Testamento da Bíblia que foi Jesus Cristo, que durante sua vida terrena realizou muitas curas utilizando-se da energia etérica à distância e também colocando seus dedos em partes do corpo do paciente, como é relatada a cura de dois cegos. Bom, na melhor das hipóteses, eu e meu amigo Azambujanra, principalmente este ano, ano da Copa do Mundo, quando a presidenta Dilma afirma que as Forças Armadas serão utilizadas nos atos durante a Copa. O projeto de lei vai prever medidas como a proibição de máscaras nos atos públicos. Lembrei-me, então, que antigamente as polícias do Exército, Marinha e Aeronáutica patrulhavam nos carnavais, proibindo a utilização do lança-perfume. E o que era romântico (como usavam os personagens do livro: “O Pai do Chupa”- Ed. do autor), passou a ter objetivos outros... 

Por estes e outros motivos  não estamos a fim de brincar o carnaval como sempre brincamos. Confesso, entretanto, que não tenho mais paciência nem os prazeres de fazer o passo do frevo pernambucano, sambar...


Azambujanra mesmo já disse aos foliões que não vai brincar o carnaval este ano,  porque a violência já começou. Ano de eleição, Copa do Mundo... prefere   reler o livro de Tolstoi: “O reino de Deus está em vós”. Muitos dos seus amigos não entendem e é este o motivo de não acreditar em certas coisas. Tolstoi, no capítulo II do seu livro, procurou exprimir as críticas russas ou estrangeiras divididas em duas categorias, que eu passo a transcrever: “as religiosas, de escritores que se consideram fiéis e, as dos livres-pensadores”. Ele acusa  em seu livro, os doutores da igreja de ensinarem uma doutrina claramente contrária aos preceitos de Cristo, sobretudo, ao mandamento da não-resistência ao mal com a violência.

Finalizando, o carnaval do Recife e Olinda já começou com brigas, drogas...o ‘escambau’!


terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Política no Brasil

                               
                                                            Política no Brasil

                                             Por José Calvino


                               “Não resistais ao mal”
                                        (Mt 5,39)



Horas depois de terem descido dos degraus do Palácio da Justiça, Azambujanra e uns amigos pegaram o ônibus com destino ao Hospital dos Servidores  Públicos do Estado. Logo, avistaram policiais em volta do nosocômio. Azambujanra disse aos companheiros:

- O HPM está também cercado! –Aí – continuou Azambujanra, mostrando o que publicou nos jornais -, existe um Programa de Desburocratização  do Governo do Estado, que diz: “vamos agilizar e simplificar o atendimento ao cidadão”. Entretanto, na prática, alguns setores dos Sistemas de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado de Pernambuco (Sassepe) e o Sistema de Saúde da Polícia Militar (Sismepe), não tratam com respeito os idosos como cidadãos. É inexistente o tratamento digno quando estes procuram os seus direitos e deveres. Alguns complicam de maneira absurda, dando a entender que têm apoio da Secretaria de Defesa Social e do Governo do Estado. Como vocês estão vendo, será que voltou a Ditadura Militar?  
- Continua difícil para realizar a marcação de consultas médicas. O assessor de Comunicação Social da Polícia Militar, munido de um cinismo ilimitado, afirmou que o sistema realiza marcações em no máximo sete dias. Ora, o que acontece então quando acessamos o site e visualizamos contraditoriamente ao que foi dito, na tela: “Bem-vindo, não há médico disponível para a cidade do Recife”? Se optarmos por Olinda, é ainda pior. Só está disponível a especialidade de cardiologista!
- Não é possível que o secretário de Defesa Social e o governador não estejam lendo jornal. Um absurdo!
- Sempre foi assim, e na ditadura militar ainda era pior, porque naquela época ninguém podia dizer nada. A imprensa era controlada pelo sistema!
- Culpa dos politiqueiros de nosso país. Na realidade, a democracia política no Brasil é uma vergonha. Sempre houveram negociatas, quem não se lembra do financiamento eleitoral na época do presidente norte-americano John Kennedy?
- E quanto  ao movimento político militar de 1964, não somente militar, a sociedade civil teve sua parcela de responsabilidade, aceitando passivamente o patrocínio financeiro e logístico dos Estados Unidos.

- E agora temos a morte do cinegrafista da TV Bandeirantes e a prisão de alguns  manifestantes, segundo dizem, por terem alguns deles  em mãos fogos de artifício (geralmente os rojões são usados pela torcida quando o time ganha o jogo), com isso  fundamentando-os na defesa de que a violência não parte da Polícia!
- O que eu sei é que a morte de um ser humano não pode ser amenizada. E, o que  não pode é acontecerem   as coisas às avessas, quando ao invés de protegerem a população esta é vítima da Polícia, por exemplo quando civis morrem por problemas respiratórios causados pela inalação de gases lacrimogênio e de pimenta. Quem responde por isso?, o que fazer nesses casos?
- E quando uma pessoa é atingida no rosto por uma bala de borracha da polícia?,  mais das vezes ela perde a visão.

O episódio de morte do cinegrafista Santiago Andrade repercutiu no exterior. A Associação Mundial de Jornais (WAN-IFRA), e o Forum Mundial de Editores enviaram carta à presidenta Dilma Vana Rouseff  manifestando indignação... Lembrei-me então do crime do padre Hosana, que aconteceu no Brasil em 1957, vitimizando, com a morte o bispo da cidade de Garanhuns-PE. O julgamento em 1959, como não poderia deixar de ser, tornou-se um espetáculo nacional e internacional, com repórteres de todo país e do exterior.

Azambujanra ficou na moral, coçou os olhos e disse:

- No ano da Copa do Mundo haverá financiamento nas novas manifestações? Os torcedores da Seleção Brasileira  soltarão fogos antes e depois dos jogos?



quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Santa Cruz de Corpo e Alma


                           Santa Cruz de Corpo e Alma

                                                             Por José Calvino


Durante todo o final de semana,  tricolores do Santa Cruz vibraram no Pátio de Santa Cruz (bairro da Boa Vista) para comemorar na segunda feira, 03 do corrente mês, o centenário do time das multidões que, diga-se de passagem,  poderia ser em casa (Campo do Arruda). Mas, o jogo contra o Bahia foi em Caruaru. Num determinado momento de minha vida, mais destacadamente em minha infância, bati muita bola, mas depois de amadurecer e de perceber certas coisas nesse esporte, hoje não vivo a paixão futebolística. Sempre digo que não torço nem pelo Brasil, aliás, por que torceria pelo time nacional?, enquanto formos  campeões de desemprego pra que ser campeão de futebol?

Com a vitória coral no domingo, véspera do aniversário que garantiu a alegria na festa do centenário e, para evitar indelicadezas com a torcida à  qual pertence o meu amigo tricolor,  Azambujanra, bebemorando evitei relembrar a morte de meu pai, que faleceu em 1956 quando o Santa Cruz foi campeão. Resolvemos então subir ao Morro da Conceição, e fomos à Escola de Samba Galeria do Rítmo, que homenageará o Centenário Coral no Carnaval deste ano, com o tema: “100 ANOS DE SANTA CRUZ DE CORPO E ALMA”, cujos compositores são Heleno Louvação (AMIGO DE INFÂNCIA), Nininho do pandeiro, Kêka, Kêko, Kavaco e Betto Sambstar. Lá, no domingo, a sambista Juliana se jogou no samba e fez questão de dançar comigo no ritmo do “samba no pé”! Segue a letra do samba-enredo  2014: 

É DIA DE FESTA
DE AZUL E BRANCO VOU ABRIR MEU CORAÇÃO 
VENHO FALAR DO SANTA CRUZ 
ESSE AMOR QUE ME CONDUZ 
ME FAZ VIBRAR DE EMOÇÃO 
A SUA TRAJETÓRIA FOI BORDADA DE GLÓRIA 
NO PÁTIO TUDO COMEÇOU 
SUAS CORES FASCINAM TRADUZ SEDUÇÃO 
NAS MISCIGENAÇÃO SE INSPIROU Ô,Ô 
CLUBE ILUMINADO DE RAÇA E TRADIÇÃO 
“COBRA CORAL” ELE SE BATIZOU 

ONDE O SANTA  FOR EU TAMBÉM VOU 
O FUTEBOL ME FAZ FELIZ                                    (BIS) 
DE CORPO E ALMA SOU TRICOLOR 
O MORRO BATE NO PEITO E DIZ 
 

NO EMBALO DA TORCIDA UM CANTO ECOOU
LÁ NO ARRUDA, CENÁRIO DE ENCANTO E ESPLENDOR   
VIAJANDO NA HISTÓRIA DESSE CLUBE IMORTAL
VOU FESTEJANDO... UM CENTENÁRIO ESPECIAL
E HOJE! A NOSSA ESCOLA CONTAGIA
COM ALEGRIA E UNIÃO
MEU GRANDE ORGULHO FITA AZUL BRASILEIRO
ETERNO SUPER CAMPEÃO
GUERREIRO...
SINÔNIMO DE DEVOÇÃO
ESCUDO DA SUA BANDEIRA
DESPERTA NO POVO UMA LOUCA PAIXÃO

CELEIRO DE AMOR, PALÁCIO DO SAMBA
MINHA "GALERIA" SÓ TEM GENTE BAMBA                          (BIS)               
VOU COMEMORAR "100 ANOS" DE FELICIDADE
"COM SANTA CRUZ", O MAIS QUERIDO DA CIDADE...É DIA!